Mulher com útero transplantado tem bebê saudável nos Estados Unidos

Pela primeira vez nos Estados Unidos, uma mulher com útero transplantado deu à luz, disseram funcionários do hospital Baylor University Medical Center, em Dallas, nos Estados Unidos.
O nascimento do bebê saudável, cuja data de nascimento, sexo e peso não foi divulgado, foi confirmado por Craig Civale, porta-voz do hospital.
A mulher que deu à luz pediu para não ser identificada.

A norte-americana recebeu o útero de uma enfermeira de 36 anos, que já tinha tido dois filhos.
O hospital Baylor possui um programa de transplante de útero e, até hoje, dez transplantes foram realizados — no entanto, apenas cinco foram completados com sucesso e, em um deles, a gravidez foi possível.
Enquanto o nascimento de um bebê saudável por uma mulher com útero transplantado foi o primeiro nos Estados Unidos; na Suécia, vários partos já foram realizados após transplante do órgão.
À revista ‘Time’, Liza Johannesson, cirurgiã que fazia parte da equipe na Suécia, disse que cirurgiões veteranos estavam chorando quando a criança nasceu.

Médicos envolvidos no transplante dos Estados Unidos farão uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4).
Doação e procedimento
No total, o procedimento tem 10 horas de duração: leva cinco horas para remover um útero saudável e outras cinco horas para colocá-lo em uma mulher que de outra forma não poderia engravidar.

Quando uma mulher tem um útero transplantado, a fertilização in vitro é a única maneira de engravidar porque os ovários não estão conectados ao útero transplantado.

O primeiro nascimento após o transplante de útero ocorreu em setembro de 2014. Uma mulher de 35 anos recebeu o útero de uma mulher de 61.

 

Leia também:

Taxista ajuda em parto dentro de carro em Fortaleza: ‘vou ser padrinho da criança’

Mãe de bebê de 3 meses que morreu atropelada fala sobre a perda e revela que não quer mais voltar para casa

Mãe de grávida baleada que perdeu bebê faz apelo por orações pela recuperação da filha

Comentários estão fechados.