Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Agora é lei, Pai deverá ter Licença-paternidade por 20 dias

A IMPORTÂNCIA DA LICENÇA-PATERNIDADE POR 20 DIAS

Todas as mamães sentem na pele o que é o papai passar a licença-paternidade apenas por 5 dias com a mamãe e o bebê.

Lembrando que, muitas mamães chegam a passar até 4 dias na maternidade a depender do parto e já está contando com a licença paternidade, o que prejudica a primeira infância, pois que dar inicio ao nascimento da criança e não diante da necessidade da família.

Mais tudo isso vai mudar pois nessa última quarta 03 de março, foi aprovado no senado, a Presidente Dilma aprovou em março (08.03) e no dia 09 no Diário Oficial, para alegria de muitos papais e bem estar da mãe e do bebê, o projeto que institui o marco legal da primeira infância, que, entre outros pontos, permite que as empresas ampliem de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade.

Para o pai mais dias de licença-paternidade é crucial desde o acompanhamento do pré-natal, no apoio pós-parto e também no vínculo que ele cria com o bebê seja presente.

Pois um pai em casa, dando o apoio à mulher, favorece a amamentação em um período crítico, em que a mamãe e o bebê precisam se adaptar ao processo de amamentação. É aí que costumam aparecer os problemas. E se a mulher não estiver amparada, há uma tendência maior de se desistir da amamentação e passar para as fórmulas (leite em pó).

O aumento de dias da licença beneficia também as contas do país, já que bebês que mamam por mais tempo ficam mais protegidos de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. E bebês menos doentes oneram menos os serviços de saúde pública.

Um outro ponto de vista ainda maior é o  envolvimento do pai na primeira infância auxiliando assim no desenvolvimento do bebê a longo prazo. E destacando com a extensão da licença-paternidade diminuindo a desigualdade de gêneros no mercado de trabalho e mudança do comportamento das famílias quanto à divisão de tarefas domésticas.

Sair da versão mobile