Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Bebês que recebem muito colo crescem mais saudáveis

Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame comprovou que, ao contrário do que muitos pais pensam, muito colo e carinho não torna o seu filho mimado e nem “estraga” sua educação. Além disso, o estudo descobriu que deixá-los chorar pode piorar seu desenvolvimento.

A pesquisa descobriu que demonstrar amor e afeto a um bebê choroso e angustiado é importante para seu desenvolvimento, pois é esse contato que estabelece as bases de um relacionamento forte.

O estudo foi conduzido pela professora Darcia Narvaez, juntamente com dois colegas Lijuan Wang e Ying Cheng. Mais de 600 adultos foram entrevistados sobre sua infância, levando em consideração fatores como toque afetuoso dos pais, brincadeiras livres e brincadeiras familiares.

Os resultados mostraram que os adultos que demonstraram melhor bem-estar mental e menos ansiedade tiveram uma experiência positiva na infância. Segundo Narvaez, na idade adulta, as pessoas que não foram bem cuidadas tendem a ter mais estresse reativo e também mais dificuldade de se acalmarem sozinhas.

“O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebê vai crescer o resto das suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebês precisam”, afirma a pesquisadora.

Como lidar com choro do bebê

Por mais que o bebê não possa falar, muitas vezes ainda é possível identificar o motivo do choro. Confira um guia para você reconhecer esses sinais e saber lidar com o choro do seu bebê

Sair da versão mobile