Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Nomes fortes para menina: que simbolizam a força de uma princesa guerreira!

Não é novidade nenhuma que toda mulher já nasce com uma força singular, não é? Só a dedicação e coragem da mulher que gesta por meses uma criança já demonstra um valor enorme! O poder feminino está cada vez mais em pauta e sua filha merece um nome que represente esse espírito lutador. Vamos à seleção!

Mas a teoria mais provável para o seu étimo é que tenha surgido a partir do gaélico Ailène, Ailin, que deriva de ail. Seu significado seria “pedra” ou “rocha”, numa referência a um marco de conquista.É, portanto, um nome que carrega os atributos de força, de resistência e conquista.

Foi o nome que os antigos hebreus deram à cidade de Jerusalém, que para eles tinha a força de Deus e de onde vem a expressão conhecida dos cristãos para nomear Jesus: “Leão de Judá”. Isso porque Ari vem de Aryeh, que quer dizer literalmente “leão”. Ariele é uma das versões femininas do nomes Ariel, cujo “el” significa “Senhor” ou “Deus”. O nome teria então o sentido de “A Leoa de Judá”. Lindo!

Ainda segundo a mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria. Era um ser muito sagrado para eles. Além de ser um nome forte, ainda carrega a linda simbologia mística.

Seria, então, um nome que significa “mulher doce e forte” ou “doce força”. O melhor de dois mundos para uma princesa!

Por extensão, para a versão feminina, é atribuído o significado “mulher de Deus” ou “mulher forte de Deus”.É a versão feminina de Gabriel, que segundo a tradição bíblica, foi um anjo mensageiro que anunciou a chegada de Jesus à Maria.

É um nome que significa, então, “guerreira gloriosa” ou “célebre nas batalhas”.Várias duquesas, rainhas e princesas na história chamaram-se Luísa. A versão francesa, Louise, dá um toque chique ao nome.

A partir daí, resulta o significado de “descendente da guerra”, ou, segundo estudiosos da onomástica, “donzela guerreira”, termo que passou a valer quando o nome começou a ser usado por pessoas do gênero feminino.

O que isso tem a ver com força? Na Antiguidade, o loureiro simbolizava vitória, trunfo. Por isso, heróis, gênios, sábios e vencedores das olimpíadas eram premiados com coroas onde as folhas de loureiro eram desenhadas. Assim, Laura e Lara carregam o simbolismo da vitória, daquela que venceu.

Alguns sentidos são possíveis, entre eles “a reluzente”, “calma”, “relaxada” e “guerreira famosa e graciosa”. Este último a partir da junção dos nomes ingleses Lou e Anna. O primeiro significa “guerreiro famoso” como já vimos aí em cima, e o segundo significa “graça”.

A origem do latim sugere o sentido de “guerreiro”, “marcial”, nome que está relacionado à Marte, o deus romano da guerra. Nesse sentido, Marcela significa “pequena guerreira”, “jovem guerreira” ou “dedicada ao deus Marte”.

Assim, o significado do nome poderia ser interpretado como “força na batalha” ou “forte combatente”.

Sim, isso porque sua origem vem do grego Níkaia, derivado da palavra níke, que quer dizer “vitória”. Por extensão, à Nice é atribuído o sentido de “vitoriosa”. Na mitologia grega, Nice, também conhecida como Nica ou Nika, é a deusa da vitória e na maioria das vezes está personificada através de uma mulher com asas.

Pilar significa pilar, aquele tipo de coluna que suporta uma construção ou outro tipo de estrutura.Curiosamente, para algumas famílias, é justamente isso que significam os filhos: os pilares de sua vida. E há de serem fortes para suportarem!

Se é rainha, é senhora absoluta, é também forte!

A própria grafia já denuncia seu sentido: deriva do termo em latim valens, valentis, quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

Não é tudo que queremos para uma princesa que chega a este mundo?!

Junte-se a nós no Instagram: @obrigadodonacegonha

Sair da versão mobile