Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Parto sentada é muito mais gostoso

Desde que eu me conheço por gente, sempre vejo mulheres parindo deitadas, naquela posição horrorosa de frango assado masoquista em meio a gritos de horror. Eu me pergunto por que raios fazem isso com a gente! Você já pensou em ter seu bebê assim? Se essa fosse a minha única opção de por uma criança no mundo, eu recorreria a não ter filhos – ou optaria por um cesárea sem pensar meia vez.

Mas, graças à Deusa, tive o privilégio de poder ter minha filha sentadinha bem linda em uma banqueta de parto. Já ouviu falar?

Ela pode ser assim:

Existem vários modelos, mas a dinâmica é a mesma: um apoio confortável para não forçar as articulações de pés e joelhos e manter nosso corpo em uma posição orgânica para o nascer. Como assim orgânica? Poxa, muito mais fácil por um corpo inteiro pra fora da gente na vertical, com a gravidade ajudando e apoio nos pés e braços para fazer a força de empurrar, do que deitada sem apoio nenhum.

“Ah mas isso é modinha de hoje em dia”

Meu bem, isso é modinha vinda diretamente do século XVII recheada de evidencias científicas atualizadas, tá bem?

Parir sentada é muito mais gostoso.

E meu caso de amor pela banqueta vai durar por muitas gerações. Recomendo fortemente sempre? Sim!

Mas não pense que você vai passar todo tempo lá sentadona… Trabalho de parto tem esse nome por uma razão: dá trabalho mesmo. Para dilatar todos os 10cm necessários, vale a pena caminhar, rebolar, dançar o máximo possível. O segredo é o movimento circular do quadril!

Depois de dilatada, aí sim a gente pede a banqueta e se encontra na melhor posição nela.

Parto sentada é muito mais gostoso 2

Algumas mulheres preferem com o corpo inclinado para frente, outras com o corpo inclinado para trás apoiadas em seus maridos, doulas ou acompanhantes.

Mas você gosta de listinhas, né? Então vamos listar então as vantagens de parir sentada:

Para mim essa foi a melhor posição e você com certeza vai sentir qual é a melhor para você. Pode ser em pé, pode ser de cócoras, pode ser de quatro ou até mesmo deitada. Cada mulher encontra a sua “melhor posição” durante o parto. 

Sair da versão mobile