Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Sete benefícios do parto normal para a mãe e para o bebê

Quando o bebê sai pelo canal vaginal e ‘escolhe’ o momento de nascer, há vantagens tanto para ele, quanto para a mãe

Parto normal ou cesárea? De acordo com dados coletados pelo Ministério da Saúde na rede pública, o número de cesáreas realizadas em todo o território nacional corresponde a 55,5% do total de partos em 2016. Nas maternidades particulares, o número de cesáreas alcança 84% de todos os partos catalogados. O percentual é bem acima do que recomenda a Organização Mundial de Saúde. As diretrizes da OMS afirmam que as cesáreas devem representar de 10% a 15% de todos os partos realizados e realizadas quando houver alguma dificuldade ou impedimento.

Quando o bebê sai pelo canal vaginal e ‘escolhe’ o momento de nascer, há uma série de vantagens tanto para ele, quanto para a mãe. (Foto: iStock).

Leia também : 7 histórias reais de partos chocantes!

Isso porque o parto normal tem um série de vantagens tanto para a mulher como para o bebê. Confira:

Benefícios do parto normal para o bebê
Reduz o desconforto respiratório do bebê no momento da sua chegada ao mundo
Quando o bebê está passando pela vagina da mãe, seu tórax é submetido a um processo de descompressão compensatória. Ou seja, o alto nível de oxigênio que a criança recebe quando passa pelo canal vaginal age como um estímulo para os aparelhos cardiovascular e respiratório, reduzindo significativamente as chances de asfixia e de aspiração do líquido amniótico que é expelido pelos pulmões durante os primeiros instantes de vida. Nascer de parto normal também reduz em 16% as chances do bebê de desenvolver asma e outros problemas respiratórios.

Diminui as chances de nascer “antes da hora”
De acordo com dados divulgados pelo relatório “Quem espera, espera”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2014, cerca de 11,2% de todos os bebês que nasceram no território nacional foram prematuros, ou seja, vieram ao mundo antes de completar a 37ª semana de gestação. Por isso, do ponto de vista de estudos científicos, o parto vaginal é uma das formas que o bebê tem de ‘escolher’ nascer. As contrações funcionam como um sinal de que ele está pronto para vir ao mundo.

Ajuda o bebê a formar sua flora intestinal
Quando o pequeno atravessa o canal vaginal, a flora bacteriana da mãe ‘passa’ para o bebê, auxiliando-o na criação e desenvolvimento da sua própria flora intestinal. Um fator extremamente importante, visto que ele estará mais protegido contra a ação de bactérias que podem acometer o trato gastrointestinal.

O bebê nasce mais forte e esperto
Estudos científicos apontam que nascer pelo canal vaginal fortalece o sistema neurológico e imunológico dos pequenos. Isso acontece porque ele precisa se movimentar bastante para vir ao mundo, utilizando seus reflexos mais primários e instintivos. Esse grande gasto de energia também faz com que a criança precise de uma reposição simétrica, portanto, as chances dele querer mamar já nos primeiros instantes de vida são altas. E quanto antes a criança tomar o leite da mãe, maiores são as possibilidades dela mamar, exclusivamente, durante os primeiros 6 meses de vida, conforme indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diminui as chances do bebê ter diabetes
O parto normal também reduz em 20% as possibilidades da criança de desenvolver diabetes do tipo I, por melhorar consideravelmente seu sistema metabólico, isto é, que é responsável por regular o funcionamento das funções básicas do seu corpinho, segundo dados divulgados neste ano pela pesquisa “Quem espera, espera”, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Além disso, vir ao mundo quando quiser diminui o surgimento de alergias e doenças autoimunes.

Benefícios do parto normal para a mãe
Favorece a criação do vínculo materno
O parto normal possibilita que, logo após dar à luz, a mãe pegue seu filho no colo. Esse é um dos momentos mais importantes para a criação do vínculo materno. Quando a cesárea é realizada, esse ato pode ser dolorido para a maioria das mães, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde em informativo destinado aos profissionais de saúde sobre parto humanizado.

Possibilita uma recuperação rápida
Além de, na maioria das vezes, não implicar no aparecimento de dores, parir pelo canal vaginal também dispensa a presença das cicatrizes existentes após a realização de procedimentos cirúrgicos como a cesárea.

Reduz as chances de contração de infecções
Por não se tratar de um procedimento cirúrgico, isto é, que não há incisões, o parto normal reduz significativamente a possibilidade das mães contraírem infecções hospitalares e de hemorragias.

Especialistas recomendam a realização de cesáreas em casos específicos, principalmente se há o comprometimento da saúde da mãe e do bebê durante o trabalho de parto. Mulheres que são portadoras do vírus HIV também precisam dar à luz através do procedimento, visto que o nascimento é um dos momentos em que mais aumentam as chances do contágio por parte do recém-nascido.

Referências bibliográficas

Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – Hospital Materno Infantil Público Tia Dedé – “Parto normal: A natureza se encarrega, mamãe e bebê agradecem”.

Ministério da Saúde – “Parto natural e presença de acompanhamento são direitos de toda mulher”.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – “Quem espera, espera”.

Sair da versão mobile