Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

16 erros que atrapalham a amamentação e 23 soluções simples para eles

Durante a amamentação, alguns mitos e maus hábitos podem ser extremamente prejudiciais para mãe, bebê e família. Segundo a pediatra e especialista internacional em amamentação Luciana Herrero, para evitar preocupações desnecessárias e estresse nesse período a mulher precisa começar a se preparar antes mesmo de engravidar. “Quando a gente faz essas listas, a intenção é que a mãe possa solucionar os problemas que interferem diretamente na amamentação e não gerar mais preocupações para aquelas que já estão enfrentando dificuldades”, esclarece.

De acordo com a especialista, o processo tem que ser pensado em quatro fases: antes da gestação, durante a gravidez, no parto e no pós parto.

Não consigo amamentar: o que fazer?
Erros antes da gravidez

Se quiser, a mulher pode se preparar para a amamentação antes mesmo de engravidar

Solução:

“Amamentar é um ato biológico. No entanto, determinado por diversos fatores socioculturais. Com o uso frequente e cada vez mais precoce de mamadeiras e fórmulas, as técnicas foram desaprendidas”, esclarece a especialista.

Erros durante a gravidez

Buscar informações sobre amamentação durante os 9 meses de gestação é essencial

Solução:

Erros durante o parto e no hospital

Neste momento é importante conversar e confiar na equipe

Solução:

“Nesse momento é essencial que a família – ou aqueles que vão conviver próximos de mãe e bebê, geralmente pai e avó – tenha informações. Quando os parentes sabem sobre a amamentação e a apoiam, a família já tem 50% de chance de o processo dar certo e ser um sucesso”, conta a pediatra.

Erros no pós-parto: em casa

Em casa, confiar na capacidade do corpo é a parte mais importante

Solução:

“Nessa fase a mãe precisa confiar muito no poder dela. Toda mulher é capaz de amamentar. É essa segurança que vai ajudar o seu organismo a produzir o leite na quantidade ideal para o bebê. O amor e o apoio da família são essências”, finaliza a amamentóloga.

Sair da versão mobile