Ícone do site Obrigado, Dona Cegonha

Nomes gregos para meninos bebês: 31 opções cheias de significado para meninas e meninos

Talvez você nem saiba, mas muitos nomes conhecidos entre nós e outros tão fortes e intensos, porém menos usados, têm origem grega. São termos que representam símbolos e histórias humanas de heroísmo e superação, assim como as sagas de alguns Deuses gregos. Descubra algumas sugestões de nomes com inspiração grega e seus significados mais marcantes e cheios de homenagem para batizar o bebê.

Nomes gregos de menino

Alexandre: significa “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. Tem origem a partir do nome grego Aléxandros através da junção do verbo aléxo, que significa “repelir, defender ou proteger”, e do vocábulo andrós, que quer dizer “homem”. Por isso, traduziria “o que protege os homens, defensor da humanidade” ou, por extensão, “o que repele os inimigos”.

André: significa “másculo”, “viril”, “masculino”. É um nome masculino que tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril”. Chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.

Veja também: 21 nomes italianos (masculinos e femininos) que vão inspirar a escolha para seu bebê

Apolo: o nome significa provavelmente “força”, mas sua origem é incerta. O nome Apolo vem do grego Apóllon, que pode ter várias origens.

Aquiles: significa “glorioso”, “luto do povo”, “aflição” ou “mágoa da nação”. Aquiles é um nome que se originou a partir do grego Achilleus ou Akhilleus, formado pela junção das palavras akhos, que quer dizer “dor”, “sofrimento”, “luto” ou “aflição”; e laos, que significa “nação” ou “povo”.

Dionísio: de origem grega e com significado de “espírito das águas”, o nome ainda é o mesmo do deus do vinho, segundo a mitologia grega.

Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero.

Hélio: tem origem no grego Hélios, que quer dizer literalmente “sol”. Hélio era também o nome da divindade do sol na mitologia grega, normalmente representado como um homem de cabelos louros e rosto resplandecente.

Confira: Nomes de anjos para bebês: 7 ideias inspiradoras para escolher para seu filho

Hermes: com significado de “espírito da vida”, o nome vem do grego “hermês” e, pela mitologia, era um dos deuses do Olimpo.

Lucas: vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós e significa “o luminoso” ou “iluminado”.

Nicolas: tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau, em português). É o resultado da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”, da qual resulta “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.

Pedro: com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.

Téo: além de uma abreviação de Teodoro, o nome tem origem grega pela palavra “théos”, que significa “Deus”.

Thor: na mitologia nórdica, era o nome do deus do trovão, com poderes divinos de força e proteção.

Além deles, Constantino significa aquele que é constante; Eugenio, o nobre, e Péricles, pessoa com honra. Socrates é o sábio e Timoteo, aquele que honra a Deus.


Veja também:

Mãe dá banho em bebê de um ano com água sanitária por conta de condição rara

Médico faz cesária sem anestesia em gestante. Mulher desmaiou de dor

Sair da versão mobile