Saiba também quais os alimentos, quando consumidos pela mãe, que podem aumentar a cólica.
As mães ficam na dúvida de qual chá oferecer para seus filhos para o alívio das famosas cólicas. A maioria dos bebês passa por isso.
O que é a cólica? A Dra. Ana Escobar, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, diz que: “A cólica é como se fosse uma imaturidade do intestino da criança, o intestino do bebê fica se contraindo e causando essa dor. Mas, a boa notícia é que essa fase passa”.
Leia também: Remédio para cólica de bebê: Como eliminar as cólicas
O ideal é pressionar a barriga dele, ficar com o bebê no colo aquecendo a barriguinha dele e manter a calma, mexa as pernas do bebê. Com ele de barriga para cima, dobre os joelhos e leve as coxas em direção à barriga. Segure por cinco ou dez segundos. Repita cinco vezes.
- Colocar uma compressa morna com uma fralda.
- Realize movimentos no sentido horário na barriga do bebê com uma leve compressão.
- Coloque o bebê de bruços na cama e ponha a mão (de preferência quente) embaixo da barriga dele. Faça uma leve compressão para cima.
- Deite o bebê de bruços nos seus braços e o segure na transversal. Deixe que as pernas caiam, uma de cada lado, do seu antebraço esquerdo. Com a mão direita segure a cabeça e o tronco. Ande devagar.
A cólica inicia a partir dos quinze dias de vida deles.
O organismo de cada bebê corresponde de uma maneira com o leite. O segredo é esperar, não existe nenhum chá milagroso para a cólica e nem um medicamento para evitar isso.
Mas, existe a cultura do chá de funcho ou erva doce. Segundo vários médicos, é o conforto no colo dos pais e as massagens que irá aliviar essa dor na criança.
A crise de cólica pode durar até três horas. Por isso que os pais precisam desenvolver a paciência e revezar os cuidados com o bebê. Manter a calma, pois o bebê sente quando os pais estão nervosos.
A alimentação da mãe também pode contribuir para diminuição dessas dores. Alguns alimentos, quando consumidos pela mãe, podem aumentar a cólica. São eles: leite de vaca, feijão, chocolate… Mas, nem todos têm a mesma sensibilidade.
Se mesmo com todo o cuidado essa dor não passar, o médico pode receitar um medicamento com a dosagem certa. Mas ainda não existe um remédio milagroso.
Comentários estão fechados.