Assim como o resto de nós, seu bebê ama o toque humano, — e estudos têm mostrado que o contato pele com pele pode ter efeitos benéficos sobre o vínculo entre pais e filhos.
Os benefícios do toque humano
Seu bebê fez a transição de um ambiente quente e fechado para um frio e aberto.
O toque íntimo imita a segurança do ventre materno e torna a transição do seu bebê ao mundo exterior menos traumática e mais suportável.
- Faz o seu bebê se sentir nutrido, protegido e seguro.
- Ajuda a acalmar o seu bebê.
- Pode melhorar o crescimento e desenvolvimento do seu bebê
- Ajuda a promover o vínculo
Seis passos para dar a seu bebê uma massagem calmante e relaxante:
- Certifique-se de que o ambiente está quente.
- Escolha uma área segura onde não há possibilidade de quedas; muitas pessoas simplesmente colocam um cobertor macio no chão.
- Tire a roupa do bebê (mesmo a camisetinha e a fralda).
- Não é necessário o uso de óleo, mas se você escolher usar, despeje uma pequena quantidade de qualquer óleo suave, não perfumado (mesmo óleo vegetal é muito bom) na palma de uma mão e, em seguida, esfregue as mãos para aquecer o óleo antes de aplicá-lo na pele do seu bebê. Lembre-se, pode ficar muito escorregadio e difícil de lidar quando ele ficar todo besuntado!
- Começando com os pés e as pernas, mova suavemente suas mãos para cima em direção ao peito e aos braços do seu bebê, usando movimentos firmes.
- Quando você chegar à parte superior do corpo do seu bebê, cubra as pernas e os pés com uma manta, e depois tire a camisa dele.
Continue somente enquanto seu bebê parecer estar gostando da massagem… —e divirta-se!
Quanto mais contato íntimo você tiver com o seu bebê, melhor será o vínculo que se formará entre vocês. Sempre que você tocar ou massageá-lo, seu bebê se sentirá nutrido, protegido e seguro. Além disso… massagear seu bebê é muito divertido para você também!