BEBÊ DE 10 MESES LUTA PELA VIDA APÓS NÃO TOMAR 1 VACINA E PAIS FAZEM UM ALERTA.

A bebê contraiu a meningite C e agora pode perder os dois braços e as duas pernas e ter outros problemas graves

O caso de uma bebê chocou a Inglaterra e está trazendo à tona discussões sobre uma vacina muito importante. Ocorre que uma bebê inglesa de 10 meses chamada Kia Gott contraiu meningite C e acabou desenvolvendo sepse (infecção generalizada) em decorrência da doença.

Devido à doença, a bebê precisou amputar um braço e uma perna e corre o risco de ter que amputar o outro braço e a outra perna. Os médicos também disseram que ela pode perder a audição, visão e ainda ficar com 90% do cérebro danificado. “Os médicos sabem que minha sobrinha está mal, mas não são capazes de informar ainda se sua visão e/ou audição foi afetada. Eles acham que minha sobrinha está respondendo às vozes deles, mas ainda não tem certeza. O hospital disse que é o pior caso de meningite C que já tiveram em 25 anos”, disse tia da bebê, Donna Gott.

A meningite C que ocorreu na pequena Kia poderia ter sido evitada se ela tivesse tomado a vacina Meningocócia C com 12 semanas de vida. Esta vacina esta presente no sistema público de saúde no Brasil. Porém, ela foi retirada da Inglaterra, onde Kia vive. O governo britânico parou de vacinar os bebês contra a meningite C em 2016 porque eles haviam tido tanto sucesso com as campanhas de vacinação contra meningite C que quase não existiam mais casos da doença. Então, eles acharam que poderiam parar de vacinar os bebês contra essa doença.

Importância da vacina e atenção aos sintomas

Os pais da pequena Kia, Vikki e Paul Gott, decidiram levar a história de sua filha para o público a fim de alertar sobre a importância da vacina Meningocócica C e também para informar os pais sobre os sintomas da meningite.

Conhecer os sintomas da meningite é muito importante, isto porque existem outros tipos de meningites que são muito perigosos e cujas vacinas ainda não estão disponíveis no sistema público brasileiro, como a meningite B. Diante dos sintomas da meningite, é essencial levar seu filho para o hospital.

Os principais sintomas da meningite são:

  • Febre e/ou vômitos;
  • Dor de cabeça forte;
  • Dor nos braços, pernas ou músculos;
  • Mãos e pés frios e/ou com tremores;
  • Pele pálida ou manchada;
  • Respiração rápida ou falta de ar;
  • Coceira no corpo;
  • Ficar muito sonolento ou com dificuldades para acordar;
  • Confusão ou delírio.

Fonte consultada:

Fundação de Pesquisas sobre Meningite do Reino Unido

Deixe uma resposta