7 dicas para superar o medo do parto

A gravidez é um período único para a mulher. Nesta fase a futura mãe se prepara para a chegada do seu filho, planeja como será a vida junto a ele e toma todas as providências práticas para o grande momento.

Entretanto, muitas mulheres passam os nove meses temendo o momento do parto.

Seja pela dor ou pela apreensão por algo acontecer com o bebê, é preciso ficar atenta para que o medo não se transforme em paranoia, tirando todo o prazer de uma fase tão incrível da vida.

O parto é um momento de ruptura. A partir daquele momento, você nunca mais será a mesma. As prioridades mudarão, as vontades também. Esse momento virá, sim, acompanhado de dor, mas o prazer que virá junto dele será muito maior.

Confira algumas dicas para tornar o momento do seu parto, seja normal – sempre o mais recomendado para você e para o bebê – ou cesariana, um momento positivamente inesquecível.

  1. Converse com seu médico. Pergunte a ele absolutamente tudo o que você quiser saber. Neste caso, não existem perguntas tolas. Saia do consultório, em todas as consultas, sem nenhuma dúvida afligindo você.
  2. Confie nos seus exames. Se seus exames pré-natais, como ultrassonografias e exames de sangue e urina mostram que está tudo certo, é porque está. Pode parecer bobagem, mas muitas vezes os indícios mais claros de que está tudo certo com o bebê não são suficientes para acalmar o coração de uma mãe. Acredite na medicina.
  3. Converse com outras mães. Saber o que aconteceu durante o parto, os imprevistos e as boas histórias familiarizarão você com o momento do nascimento do seu filho.
  4. O momento será único para você, mas muitas outras mulheres já passaram por isso e, principalmente, tiveram os mesmos medos que você.
  5. Prepare-se fisicamente. O parto é uma prova de fogo para o corpo da mulher. Então pratique exercícios, cuide da alimentação e exercite os músculos das pernas e nádegas, necessários para o caso de parto normal. A prática de pilates também é recomendada, após a aprovação do seu médico.
  6. Relaxe. Faça passeios divertidos, viaje, leia bastante, faça os seus programas favoritos, encontre seus amigos, descanse. Ocupe sua cabeça com coisas positivas e que te fazem feliz.
  7. Um imprevisto não é o fim. Se você estava planejando um parto normal e terá que fazer uma cesariana, se o bebê terá que nascer um pouco antes do previsto, se o seu médico não conseguirá chegar a tempo: acalme-se. O parto perfeito pode existir apenas na sua cabeça, e ele não ser como você sempre imaginou não significa que não será bom para você e para o seu bebê.

Comentários estão fechados.