Lembra do garoto que fumava 40 cigarros por dia? Veja como ele está após 8 anos

Após 8 anos, fotos mostram como está garoto indonésio que fumava 40 cigarros por dia

Em 2007, o mundo ficou chocado com a história de um bebê indonésio, de apenas 2 anos de idade, que era fumante. De acordo com os pais da criança, Ardi Rizal passava muito tempo sozinho em casa e, por isso, teria intensificado tanto sua dependência de nicotina.

Na época em que a notícia ganhou as manchetes internacionais, o menino chegava a consumir 40 cigarros por dia! E, como sua mãe contou em inúmeras entrevistas, quando a criança não podia fumar entrava em desespero, ficava agressiva, xingava, desmaiava… enfim, por causa da pouca idade, não conseguia – e nem tentava – lidar com as consequências da abstinência.

Parece que o mundo inteiro se comoveu em ajudar o menino porque ninguém queria ver o garoto crescer naquelas condições. O menino começou a frequentar centro de reabilitação para acabar com o vício, mas ao ficar sem cigarros o garoto começou a ter outro vício. Ardi começou a comer bastante para suprir a falta dos cigarros e se tornou obeso. O público foi solidário para que o garoto não ficasse mal diante da situação. Muitas pessoas deram mensagens positivas, enquanto outras efetivamente se uniram para mudar a história do garoto fumante.

Mas a família não desistiu que cuidar da saúde do garoto, que chegou a ser tratado por médicos latino-americanos, especialistas no assunto. Foi só depois dessa internação que o indonésio começou a se restabelecer e a largar o vício.

Sete anos depois de tudo isso, Rizal está “limpo”. Mas, nesse período, ele ganhou muito peso, devido à ansiedade que o tratamento para parar de fumar pode causar. Agora, como você pode ver na imagem abaixo, ele está até começando a emagrecer. O indonésio tem hoje 9 anos.

Quais são os malefícios do cigarro?
Os fumantes não se importam muito com os danos do cigarro na saúde, mas deveriam porque esse tipo de vício poderá causar doenças nos pulmões e ate ocasionar a morte. O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. O cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas e a maioria delas são consideradas cancerígenas.

O certo é não experimentar o cigarro caso você tenha curiosidade e parar de fumar caso você usa a bastante tempo, principalmente se você já tem mais anos usando porque o risco de ter doenças relacionadas ao cigarro é enorme.