Mãe descobre que seu filho de um ano está com a boca cheia de feridas e os médicos descobrem quem causou as feridas.

Não era a doença mão-pé-boca

A notícia tornou-se viral em poucas horas nos Estados Unidos devido ao aumento de casos, a gravidade de seus sintomas e as consequências. Recentemente foi reportada a morte de um bebê de apenas 18 dias devido a uma infecção muito semelhante a deste pequeno.

De acordo com o portal Newsner, Samantha Rodgers notou que seu pequeno de um ano, Juliano, estava com a boca coberta de sangue e feridas que ela não sabia como tinham acontecido.

Inicialmente, os médicos pensaram que fosse o que é conhecido como “doença mão-pé-boca” ou febre aftosa. No entanto, a verdade era muito pior.

Apesar do tratamento inicial que os médicos lhe deram, as bolhas e feridas se espalharam para o pescoço e barriga de Juliano, e a preocupação de seus pais aumentou levando-os a procurar ajuda médica novamente.

Outro caso crítico de Herpes Simplex

Os exames da criança vieram positivos para Herpes Simplex.

Foi aí que os médicos perceberam que alguém, provavelmente próximo ao menino, o havia contagiado, transmitindo a Juliano um vírus que permanecerá com ele pelo resto de sua vida.

Sua mãe comentou em uma entrevista com a ABC 13:

“É terrível saber que este é um problema que irá permanecer pelo resto de sua vida. Cada vez que ele tiver febre, cada vez que ficar doente ele pode ter outro surto. Eu não sei como lidar com isto. Estou tentando fazer o melhor que posso. É triste, parte o meu coração, e não há nada que eu possa fazer para ajudá-lo.”

Embora o tratamento que Juliano tenha recebido tenha ajudado a aliviar seus sintomas e o pequeno esteja melhor, a infecção com o vírus Herpes Simplex é algo que deve ser levado a sério.

O que os médicos querem que você saiba

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem algumas coisas que muitos de nós confundimos e que devemos levar em conta:

O vírus da Herpes Simplex é um problema sério que afeta 3.700 milhões de pessoas menores de 50 anos no mundo. A infecção pode ser assintomática (você pode ser contagiado sem apresentar os sintomas imediatamente). De acordo com a OMS, “a maioria das pessoas infectada pelo VHS-1 não sabe que está infectada.”

Ela é transmitida pelo contato com áreas da boca, e por isso um beijo (especialmente em crianças e idosos) pode ser o maior transmissor. A pessoa que está infectada com o vírus Herpes, sendo assintomática, pode não saber que ela é infectada e para contagiar alguém não é necessário ter feridas na boca no momento em que ela o transmite o vírus para outra pessoa.

Embora as pessoas que não tenham sintomas possam transmitir o vírus, as pessoas que têm feridas ou sintomas são mais perigosas na hora de transmitir a doença.
Segundo a OMS, em casos raros, a mãe infectada com herpes genital pode transmiti-la para seu bebê recém-nascido durante o parto. Embora aconteça apenas em 10 nascimentos em cada 100.000, é algo que deve ser levado em consideração já que pode causar danos neurológicos ao bebê e “inclusive a morte”.

Precauções com os bebês e crianças menores de 3 anos

Como sempre, é melhor prevenir do que remediar. Normalmente, quando esta doença é adquirida, a primeira vez que os sintomas se manifestam é a pior. Um dos “presentes” de boas-vindas que os Estados Unidos me deu foi a infecção do vírus da herpes e os sintomas foram terríveis, causando minha ida ao hospital e eu já tinha 21 anos.

É recomendado que os pais não deixem que ninguém beije seus pequenos, pelo menos nos primeiros meses de vida, enquanto seus sistemas imunológicos se fortalecem.

É preferível ser visto como mal-educado ao não deixar que beijem nossos bebês, do que lamentar uma perda que pode ser fatal mais tarde. Por outro lado, se a pessoa sabe que alguma vez ela foi contagiada com o vírus e é portadora, é melhor evitar beijar os bebês.

 

Leia Também:

Bebê quase morre depois de receber um beijo e contrair herpes

2 comentários em “Mãe descobre que seu filho de um ano está com a boca cheia de feridas e os médicos descobrem quem causou as feridas.”

  1. I cannot thank you enough for the blog post.Really looking forward to read more. Awesome.

  2. I like what you guys are up too. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my web site :)

Comentários estão fechados.