Não é novidade nenhuma que toda mulher já nasce com uma força singular, não é? Só a dedicação e coragem da mulher que gesta por meses uma criança já demonstra um valor enorme! O poder feminino está cada vez mais em pauta e sua filha merece um nome que represente esse espírito lutador. Vamos à seleção!
- Alana
Este lindo nome de menina tem uma sonoridade gostosa, não é? E um dos significados aponta para justamente isso: Alana poderá ter vindo do céltico Alun, que significa “harmonia” ou “verdadeira paz”.
Mas a teoria mais provável para o seu étimo é que tenha surgido a partir do gaélico Ailène, Ailin, que deriva de ail. Seu significado seria “pedra” ou “rocha”, numa referência a um marco de conquista.É, portanto, um nome que carrega os atributos de força, de resistência e conquista.
- Ari ou Ariele
Esses belos nomes têm origem hebraica e uma linda história de luta.
Foi o nome que os antigos hebreus deram à cidade de Jerusalém, que para eles tinha a força de Deus e de onde vem a expressão conhecida dos cristãos para nomear Jesus: “Leão de Judá”. Isso porque Ari vem de Aryeh, que quer dizer literalmente “leão”. Ariele é uma das versões femininas do nomes Ariel, cujo “el” significa “Senhor” ou “Deus”. O nome teria então o sentido de “A Leoa de Judá”. Lindo!
- Brigite
Bastante popular na língua francesa, este é um nome de menina irlandês que significa, literalmente, força. Deriva da palavra brig.
Ainda segundo a mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria. Era um ser muito sagrado para eles. Além de ser um nome forte, ainda carrega a linda simbologia mística.
- Carolaine
Ou, se preferir, Carol. Carolaine é na verdade uma invenção brasileira a partir do nome Caroline. Uma das teorias epistemológicas apontam este nome como sendo a junção do elemento inglês karl, “forte”, em junção com o elemento lind, “doce”.
Seria, então, um nome que significa “mulher doce e forte” ou “doce força”. O melhor de dois mundos para uma princesa!
- Gabriela
Este nome bastante comum no Brasil tem origem hebraica e é formado pela união de elementos gébher, que quer dizer “homem, homem forte”, e el, que significa “Deus”.
Por extensão, para a versão feminina, é atribuído o significado “mulher de Deus” ou “mulher forte de Deus”.É a versão feminina de Gabriel, que segundo a tradição bíblica, foi um anjo mensageiro que anunciou a chegada de Jesus à Maria.
- Luísa ou Louise
Ambos os nomes têm a mesma raiz germânica, formada pelos elementos hlut, que significa “famoso”, e wig, “batalha”.
É um nome que significa, então, “guerreira gloriosa” ou “célebre nas batalhas”.Várias duquesas, rainhas e princesas na história chamaram-se Luísa. A versão francesa, Louise, dá um toque chique ao nome.
- Kelly
São duas prováveis origens para este nome. A que nos interessa nesta lista é a que aponta Kelly como sendo derivado do sobrenome irlandês Ceallach, que quer dizer “guerra” e “conflitos”.
A partir daí, resulta o significado de “descendente da guerra”, ou, segundo estudiosos da onomástica, “donzela guerreira”, termo que passou a valer quando o nome começou a ser usado por pessoas do gênero feminino.
- Laura ou Lara
A versão mais encorpada ou mais delicada? Você escolhe, ambas são variantes femininas da palavra em latim lauros, que significa “loureiro, louro”.
O que isso tem a ver com força? Na Antiguidade, o loureiro simbolizava vitória, trunfo. Por isso, heróis, gênios, sábios e vencedores das olimpíadas eram premiados com coroas onde as folhas de loureiro eram desenhadas. Assim, Laura e Lara carregam o simbolismo da vitória, daquela que venceu.
- Luana
Apesar de ter uma associação inicial óbvia com a lua, não é isso que este nome significa.
Alguns sentidos são possíveis, entre eles “a reluzente”, “calma”, “relaxada” e “guerreira famosa e graciosa”. Este último a partir da junção dos nomes ingleses Lou e Anna. O primeiro significa “guerreiro famoso” como já vimos aí em cima, e o segundo significa “graça”.
- Marcela
Já não se vê muitas crianças no século XXI chamadas Marcelas que, por ser um nome forte, geralmente é associado a adultos, mas o significado é lindo!
A origem do latim sugere o sentido de “guerreiro”, “marcial”, nome que está relacionado à Marte, o deus romano da guerra. Nesse sentido, Marcela significa “pequena guerreira”, “jovem guerreira” ou “dedicada ao deus Marte”.
- Matilda
Este é um nome variante de Matilde, que surgiu do germânico Mahthildis, onde maht quer dizer “força”, e hild quer dizer “combate” ou “batalha”.
Assim, o significado do nome poderia ser interpretado como “força na batalha” ou “forte combatente”.
- Nice
Essa talvez você não saiba: a origem do nome Nice tem tudo a ver com a marca Nike, de trajes esportivos.
Sim, isso porque sua origem vem do grego Níkaia, derivado da palavra níke, que quer dizer “vitória”. Por extensão, à Nice é atribuído o sentido de “vitoriosa”. Na mitologia grega, Nice, também conhecida como Nica ou Nika, é a deusa da vitória e na maioria das vezes está personificada através de uma mulher com asas.
- Pilar
Este é um nome com significado bastante literal e está relacionado à força através de um sentido simbólico.
Pilar significa pilar, aquele tipo de coluna que suporta uma construção ou outro tipo de estrutura.Curiosamente, para algumas famílias, é justamente isso que significam os filhos: os pilares de sua vida. E há de serem fortes para suportarem!
- Regina
Este nome também simboliza força por se tratar de uma palavra que em latim significa literalmente “rainha”, “senhora absoluta” ou “a maior”.
Se é rainha, é senhora absoluta, é também forte!
- Valentina
Este nome de menina que ficou muito na moda depois do ano de 2015 tem tudo a ver com força.
A própria grafia já denuncia seu sentido: deriva do termo em latim valens, valentis, quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.
Não é tudo que queremos para uma princesa que chega a este mundo?!