Pai participativo também fica “grávido”: pode ter cólica e outros 2 sintomas de mãe

É muito comum ouvirmos dizer que não são só as mulheres que têm os sintomas da gravidez, os futuros papais também podem sentir o mesmo que as esposas. Muitas vezes, inclusive, as mamães não sentem nada e os homens é que sentem tudo, desde os enjoos até as vontades loucas de comer misturas nunca antes imaginadas.

O psicólogo diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental e Equilíbrio (Casme), Yuri Busin, destaca que sentir tudo isso só mostra o quanto o papai está mais do que empolgado com a gestação da esposa.

Sintomas da gravidez nos pais

Enjoos
Assim como as futuras mamães, alguns futuros papais também se sentem bastante enjoados nos três primeiros meses de gravidez. É um misto de alegria, empolgação e até medo do papel cheio de responsabilidade que vem por aí. Os enjoos, inclusive, podem ser resultado das misturas doidas, como batata frita com sorvete, abobrinha com chocolate, e muitas outras. Os tão famosos desejos de grávidas.

Cólicas
Os homens podem sentir dores na barriga, assim como as mamães. Alguns sintomas físicos só mostra o quanto os maridos são ligados às esposas, a ponto de transferir pra eles o que elas sentem, como uma forma de viver a gestação feminina bem de pertinho.

Ganho de peso
Não é novidade alguma que muitas mamães sentem vontade de comer por dois quando engravidam, afinal, realmente agora são duas pessoas para alimentar. Ou melhor, três, porque os papais tendem a acompanhar as parceiras na comilança. E o resultado final? Quilos extras na balança, claro.

Porém, tudo isso faz parte da gestação saudável. Assim que o bebê nasce, a tendência é que todos os sintomas “adquiridos” durante a gravidez fiquem na maternidade, menos os quilos a mais, o que também é bem fácil de perder quando voltar pra casa.

Tudo isso só mostra o quão efetivamente o papai está envolvido com sua esposa e seu bebê, e é um aprendizado que levará para sempre.

Comentários estão fechados.