Por telefone, bombeiro ajuda a salvar bebê de 16 dias engasgado com leite

Moradora de Jaboatão, mãe ligou para o 193 e procedimento durou cerca de seis minutos. Primeiro sargento lembra que já salvou irmã engasgada na infância.

Um bebê de 16 dias foi salvo de um engasgamento com leite materno após receber orientações de um bombeiro através de uma ligação, na noite de quarta-feira (2).

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a mãe da criança ligou para 193, e o 1º Sargento Darlan Guedes foi o responsável por passar as orientações da manobra de salvamento, que durou cerca de seis minutos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o bebê engasgado por volta das 23h50. A família mora na rua Coronel Sucupira, no bairro de Zumbi do Pacheco. De acordo com o sargento, a mãe telefonou muito nervosa, porque o menino já estava apresentando coloração roxa. “Ela recebeu as orientações e repassou para o marido, que estava segurando o bebê”, contou.

Guedes instruiu que ela apoiasse a criança no braço, na posição diagonal, mantendo a boca dela aberta, e, com a outra mão, desse cinco tapas leves nas costas. “Acho que na segunda ou terceira tentativa deu certo. A criança expeliu o leite e voltou a coloração normal”, disse.

“A gente se sente um instrumento na mão de Deus. Somente quem é pai sabe que não é fácil agir nessa situação de desespero”

O sargento trabalha no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e afirma que já atendeu diversas ocorrências parecidas. “É preciso procurar ter calma e acalmar quem está do outro lado, transmitindo segurança, o que exige técnica e prática”, afirmou Guedes, que é pai de quatro filhos, os quais nunca se engasgaram.

Ele afirma que é comum ocorrências com recém-nascidos, pois as vias respiratórias deles ainda estão se adaptando, mas pode ocorrer com qualquer um. “Minha irmã, quando tinha uns cinco anos, engasgou-se com um botão. Eu tinha dez anos e dei um tapa nas costas dela, chega o botão voou. Naquele dia, minha mãe disse que achava que ia ser bombeiro”, lembrou.

Veja também:

Primeiros socorros para quatro situações que todos os pais e mães deveriam conhecer e dominar

BEBÊ DE 18 MESES MORRE SUFOCADA POR URSINHO DE PELÚCIA EM SUA CAMA

Comentários estão fechados.