Trabalho de parto: conheça desde já todas as 6 fases pelas quais você vai passar

O corpo de uma mulher grávida passa por mudanças desde as primeiras semanas da gravidez. Todo o desenvolvimento tem como objetivo final preparar o organismo para o trabalho de parto.

Fases do trabalho do parto
São mudanças físicas e hormonais pelas quais as gestantes passam e o período final, o nascimento do bebê, pode ser dividido em 6 fases:

Pródromos
Nessa fase, muitas gestantes correm até o hospital, mas quando chegam no local, percebem que é alarme falso. Os pródromos são os primeiros sinais que o corpo mostra para a mamãe que o parto se aproxima. A grávida sente contrações com intervalos de tempo irregulares, algumas sentem dores nas costas por conta do peso da barriga no final da gestação e cólicas.

Além disso, ela pode perder o tampão mucoso, o responsável por proteger o útero de elementos desconhecidos durante os 9 meses. Ele mostra que o colo iniciou a dilatação. O tampão é um muco parecido com um corrimento vaginal, a sua cor pode ser esbranquiçada, rosada, marrom e até ter sangue. Os hormônios também estão agindo sobre o quadril, o que pode gerar incômodo. O intuito é deixar a área mais elástica e facilitar a passagem de um bebê em breve.

Fase Latente

Essa etapa pode durar horas ou dias, varia de grávida para grávida.

Diferente da primeira fase, as contrações passam a ter um intervalo lógico e ficam ritmadas. A média de duração é de 30 a 60 segundos. Nessa fase, o bebê começa a ser empurrado pelas contrações e vai abrindo passagem no colo do útero, isso faz a dilatação aumentar também.

A grávida vai sentir de 30 até 45 segundos a barriga mais dura durante essa fase. A vontade de fazer cocô também é resultado da fase latente. É uma forma do corpo fazer uma limpeza antes da passagem do bebê no canal vaginal.

Não é uma regra que a bolse estoure antes do bebê nascer e está tudo bem se não acontecer. Quem tiver a bolsa estourada, terá a trabalho de parto iniciado geralmente em até 72 horas e as dores passam a ser mais intensas.

Fase Ativa

O momento pode durar horas, o cansaço e o medo surgem.

O grande sinal aqui são as contrações que aumentam o intervalo para 1 minuto ou mais. Elas vêm mais doloridas e intensas. Conhecida como dor no pé na barriga, a mulher sente incômodos na região abaixo do ventre, o que significa que o bebê está chegando ao canal vaginal. Além da dor no quadril da fase interior sem mais intensificada, a mulher sente incômodo no cóccix.

Uma vontade que pode surgir aqui é o grito. Porém, há um jeito certo de gritar, para não travar os músculos do corpo e, assim, fechar o canal da vagina e dificultar a saída do bebê. O grito deve ser semelhante ao que normalmente as mulheres soltam durante o orgasmo. O tom é grave, o que auxilia a dilatação e a chegada do bebê ao mundo.

Transição

O objetivo está quase no final. A força física e emocional da mulher atinge níveis altíssimos e a dilatação chega a um minuto e meio. As contrações ficam bem mais intensas do que nas fases anteriores e dores na lombar são comuns nessa parte.

Expulsivo

A duração pode ser de minutos ou horas. O emocional e o físico foram exigidos demais da grávida até aqui e isso pode fazê-la dormir entre as contrações. Com o neném descendo, a pressão no canal da vagina aumenta, o ato pressiona o intestino e cérebro emite uma transmissão semelhante de fazer cocô, o que é natural do corpo.

A força vem na hora certa. O corpo sabe o momento certo em que o colo do útero está com a dilatação completa e deve força os músculos da região em união com a movimentação do bebê.

Quem opta pelo parto normal, sente uma ardência, conhecida como círculo de fogo. Na verdade, é apenas significado de que houve a distensão máxima do períneo e a cabecinha do bebê começa a surgir. É questão de tempo até o seu pequeno ganhar o mundo.

Pós-parto

Você achou que tudo terminava com o bebê no colo? O corpo da mulher precisa voltar a ser o que era antes de carregar outra vida no ventre. Logo depois do nascimento, a placenta é expulsa do corpo, normalmente ocorre entre 5 e 30 minutos e é normal que a mulher sangre e sinta cólicas. O útero pode demorar até 40 dias para retornar ao seu tamanho normal.

 

Comentários estão fechados.