2ª Parcela do Auxílio emergencial restringe uso do dinheiro. Veja calendários e novas regras

Dinheiro da segunda parcela poderá ser usado apenas para pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual até a data de liberação para saques.

A portaria publicada nesta sexta-feira (15) pelo governo no Diário Oficial da União, que define o calendário de pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial, também restringe o uso desses recursos depositados na poupança social digital da Caixa, e não permite a transferência para outras contas até a data de liberação dos saques.

Os trabalhadores que recebem Auxílio por meio dessa poupança podem movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa TEM.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que, por meio desse aplicativo, os trabalhadores poderiam efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderiam pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

De acordo com a portaria publicada nesta sexta, no entanto, os recursos depositados nessas contas “estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.”

A partir de 30 de maio, a Caixa começa a liberar a transferência e o saque em dinheiro dos recursos depositados nessas contas. Veja no calendário abaixo:

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai começar a pagar na terça-feira (19) a primeira parcela do Auxílio Emergencial para um novo grupo de pessoas aprovadas para receber o benefício. Os pagamentos vão de 19 a 29 de maio e serão feitos em dias escalonados por data de nascimento.

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, mais 8,3 milhões de pessoas poderão saber se foram aprovadas ou não a partir das 18h dessa sexta (15). A atualização do status (aprovado, reprovado ou inconclusivo) poderá ser checada no Aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, no site da Caixa ou pela Central Telefônica 111.

Outros 5,7 milhões de trabalhadores que se cadastraram para receber o benefício ainda seguem na fila para análise.

O pagamentos serão feitos de forma escalonada por mês de nascimento. A Caixa pede aos beneficiários que respeitem o cronograma e que não compareçam nas agências fora das datas marcadas. Se uma pessoa comparecer na agência antes da sua data, ela não receberá o Auxílio.

Por exemplo: alguém que nasceu em outubro vai ter o seu benefício creditado no dia 27 de maio. Mas se ela for em uma agência da Caixa no dia 19 de maio para tentar receber, ela não vai conseguir. Vai ter que esperar a sua data.

A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

Além desse calendário, a Caixa também vai pagar, neste sábado, a primeira parcela do Auxílio a cerca de 405 mil beneficiários.

Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

  • 19 de maio (terça): nascidos em janeiro
  • 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
  • 21 de maio (quinta): nascidos em março
  • 22 de maio (sexta): nascidos em abril
  • 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
  • 25 de maio (segunda): nascidos em agosto
  • 26 de maio (terça): nascidos em setembro
  • 27 de maio (quarta): nascidos em outubro
  • 28 de maio (quinta): nascidos em novembro
  • 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

Calendário da 2ª parcela

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começa a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

São 3 calendários:

  1. um para recebimento em poupança social
  2. um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
  3. um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos

Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.

Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.

Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.