Bebês que recebem muito colo crescem mais saudáveis

Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame comprovou que, ao contrário do que muitos pais pensam, muito colo e carinho não torna o seu filho mimado e nem “estraga” sua educação. Além disso, o estudo descobriu que deixá-los chorar pode piorar seu desenvolvimento.

A pesquisa descobriu que demonstrar amor e afeto a um bebê choroso e angustiado é importante para seu desenvolvimento, pois é esse contato que estabelece as bases de um relacionamento forte.

O estudo foi conduzido pela professora Darcia Narvaez, juntamente com dois colegas Lijuan Wang e Ying Cheng. Mais de 600 adultos foram entrevistados sobre sua infância, levando em consideração fatores como toque afetuoso dos pais, brincadeiras livres e brincadeiras familiares.

Os resultados mostraram que os adultos que demonstraram melhor bem-estar mental e menos ansiedade tiveram uma experiência positiva na infância. Segundo Narvaez, na idade adulta, as pessoas que não foram bem cuidadas tendem a ter mais estresse reativo e também mais dificuldade de se acalmarem sozinhas.

“O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebê vai crescer o resto das suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebês precisam”, afirma a pesquisadora.

Como lidar com choro do bebê

Por mais que o bebê não possa falar, muitas vezes ainda é possível identificar o motivo do choro. Confira um guia para você reconhecer esses sinais e saber lidar com o choro do seu bebê

  • Cólicas e outras dores- Quando o bebê chora por sentir dores, o choro é mais estridente e prolongado. “Normalmente o bebê apresenta um endurecimento abdominal e a face ruborizada, começa a flexionar os joelhos e assim mostrar seu incômodo, descreve o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz
  • Fome- “O choro de fome não é algo contínuo, vai e volta, e ocorre no horário em que a criança normalmente come”, explica o pediatra José Luiz Setúbal, presidente do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Verifique também se o bebê não está levando a mão na boca enquanto chora, esse é um sinal clássico de que quer comer
  • Fralda suja- Quando a questão é choro por fralda, o jeito é conferir mesmo. “Esse é o item mais difícil, quando você descarta todas as outras possibilidades, sobra a fralda! A não ser que logo de cara você já tenha percebido mau cheiro”, comenta o pediatra Reibscheid
  • Calor ou frio- “Os bebês com frio apresentam mãos e pés gelados, enquanto bebês superaquecidos apresentam sudorese na testa e brotoejas”, diferencia o especialista. Muitas vezes, vale conferir a roupinha mesmo se o pequeno não apresentar mudanças de temperatura, pois a roupa pode estar incomodando também.