Em meio à destruição causada pelo ciclone Idai no sudeste da África, que matou centenas de pessoas em três países, uma história impressionou os representantes da Unicef na região. Uma mãe deu à luz um bebê em cima de uma árvore no centro de Moçambique, país mais afetado pelos estragos da tempestade.
A mulher, identificada apenas como Amélia, relatou à Unicef que estava em casa com o outro filho, de 2 anos, quando começou uma enchente. Eles viviam no vilarejo de Dombe, no centro de Moçambique, devastado em decorrência das cheias causadas pelo ciclone que passou entre 14 e 15 de março pelo país.
“Sem aviso, a água começou a entrar dentro da casa, e eu não tive outra opção a não ser subir numa mangueira próxima à minha casa”, relatou Amélia.
Entre os galhos, a mulher começou a sentir as contrações e, ali mesmo, nasceu a bebê Sara. “Eu não tinha ninguém por perto para me ajudar. Estava sozinha com ela e meu filho”, contou a mãe.
O drama da família apenas começava: o nível da água demorou a descer. Sem escolha, eles esperaram por socorro por dois dias de cima da árvore. “Mais tarde, os vizinhos me ajudaram a descer e chegamos a um lugar seguro”, disse Amélia.
Clique para ler: “A PELE DA MINHA BEBÊ ENDURECEU E RASGOU LOGO APÓS O PARTO”
De acordo com a Unicef, a mãe e o bebê “aparentam se encontrar bem de saúde”. A família recebe assistência médica e de saúde em um centro para pessoas afetadas pelo ciclone, onde há outras mães.
Veja também: