Um médico de 70 anos virou alvo de críticas nas redes sociais nesta semana, e deve responder criminalmente na Justiça, depois de aparecer agredindo uma grávida em trabalho de parto em um vídeo que viralizou ao longo dos últimos dias. Ele também foi afastado do trabalho. Nas imagens, é possível vê-lo dando tapas na mulher e fazendo xingamentos contra ela.
O vídeo em que o obstetra Armando Andrade Araújo pode ser visto tratando a paciente, uma adolescente de 17 anos, de maneira ofensiva foi registrado no ano passado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), mas virou assunto no início desta semana. Na gravação, o médico também aparece gritando com um familiar da vítima que ameaçou denunciá-lo.
Por meio de nota, a Susam informou que teve acesso ao conteúdo depois que ele viralizou pelas redes sociais e que, quando ocorreu, não houve nenhum registro na unidade de saúde ou na ouvidoria do hospital. O caso ocorreu Maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus.
Uma irmã da jovem que aparece nas imagens relatou em entrevista que a sua irmã não quer ter mais filhos por conta do trauma sofrido.
“Ela está revoltada com tudo isso, chorou e ficou muito traumatizada. Não quer ter mais filhos, porque é complicado demais. Ontem fui na delegacia, mas o delegado não estava, hoje vou lá com o vídeo fazer um B.O. A Susam me ligou ontem e disse que o médico já tinha sido afastado, mas vamos denunciar no Conselho Regional de Medicina”, afirmou a mulher, que preferiu não se identificar.