Nomes gregos para meninos bebês: 31 opções cheias de significado para meninas e meninos

Talvez você nem saiba, mas muitos nomes conhecidos entre nós e outros tão fortes e intensos, porém menos usados, têm origem grega. São termos que representam símbolos e histórias humanas de heroísmo e superação, assim como as sagas de alguns Deuses gregos. Descubra algumas sugestões de nomes com inspiração grega e seus significados mais marcantes e cheios de homenagem para batizar o bebê.

Nomes gregos de menino

Alexandre: significa “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. Tem origem a partir do nome grego Aléxandros através da junção do verbo aléxo, que significa “repelir, defender ou proteger”, e do vocábulo andrós, que quer dizer “homem”. Por isso, traduziria “o que protege os homens, defensor da humanidade” ou, por extensão, “o que repele os inimigos”.

André: significa “másculo”, “viril”, “masculino”. É um nome masculino que tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril”. Chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.

Veja também: 21 nomes italianos (masculinos e femininos) que vão inspirar a escolha para seu bebê

Apolo: o nome significa provavelmente “força”, mas sua origem é incerta. O nome Apolo vem do grego Apóllon, que pode ter várias origens.

Aquiles: significa “glorioso”, “luto do povo”, “aflição” ou “mágoa da nação”. Aquiles é um nome que se originou a partir do grego Achilleus ou Akhilleus, formado pela junção das palavras akhos, que quer dizer “dor”, “sofrimento”, “luto” ou “aflição”; e laos, que significa “nação” ou “povo”.

Dionísio: de origem grega e com significado de “espírito das águas”, o nome ainda é o mesmo do deus do vinho, segundo a mitologia grega.

Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero.

Hélio: tem origem no grego Hélios, que quer dizer literalmente “sol”. Hélio era também o nome da divindade do sol na mitologia grega, normalmente representado como um homem de cabelos louros e rosto resplandecente.

Confira: Nomes de anjos para bebês: 7 ideias inspiradoras para escolher para seu filho

Hermes: com significado de “espírito da vida”, o nome vem do grego “hermês” e, pela mitologia, era um dos deuses do Olimpo.

Lucas: vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós e significa “o luminoso” ou “iluminado”.

Nicolas: tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau, em português). É o resultado da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”, da qual resulta “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.

Pedro: com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.

Téo: além de uma abreviação de Teodoro, o nome tem origem grega pela palavra “théos”, que significa “Deus”.

Thor: na mitologia nórdica, era o nome do deus do trovão, com poderes divinos de força e proteção.

Além deles, Constantino significa aquele que é constante; Eugenio, o nobre, e Péricles, pessoa com honra. Socrates é o sábio e Timoteo, aquele que honra a Deus.


Veja também:

Mãe dá banho em bebê de um ano com água sanitária por conta de condição rara

Médico faz cesária sem anestesia em gestante. Mulher desmaiou de dor