Bebês ganham nomes inspirados em Game Of Trhones. Veja significado de 20 deles!

A série “Game of Thrones” nem acabou e já está deixando seu legado pelo mundo. Além de influenciar os gostos das pessoas, a série têm influenciado os nomes dos bebês nos Estados Unidos.

O jornal The New York Times fez um levantamento recente sobre a popularidade dos nomes de personagens icônicos de “Game of Thrones” em maternidades do país e os números são surpreendentes.

De acordo com a matéria, os nomes das personagens mulheres da série são os favoritos entre as famílias americanas e estão cada vez mais em alta nos registros oficiais. A reportagem revelou que em oito anos de “Game of Thrones“, Khaleesi se tornou o 630º nome mais usado para meninas, segundo dados de 2017 da Previdência Social Americana.

O sucesso de Khaleesi nas maternidades dos EUA é tanto que ele até ultrapassou nomes famosos norte-americanos, como Brittany e Britney.

Arya, é outro nome da série que tem ganhado muito espaço nas certidões de nascimento, passando na frente de Khaleesi. Arya, uma das descendentes da Casa Stark, interpretada por Maisie Williams, foi subindo no ranking desde 2014 e chegou à 135ª posição da lista, com 2.156 bebês norte-americanos batizados assim em 2017.

Ainda de acordo com a reportagem, somente em 2017, nasceram 20 Sansas, 11 Cerseis, 55 Tyrions e 23 Theons nos EUA.

Veja abaixo o significado de 20 nomes da série

1. Arya

A filha mais jovem de Ned e Catelyn Stark conquistou o coração de muita gente com sua esperteza. Seu nome apresenta algumas teorias de origem. 

Há fontes que indicam o surgimento do latim, cujo significado seria “ar”, e por extensão, “ela é essencial“. A palavra também pode significar “melodia, melodiosa“. 

Outras fontes apontam este nome como sendo uma variante de Ari, Ariel ou Ariele, nesse sentido, significaria “leoa de Deus“. 

Se considerarmos, no entanto, a origem sânscrita, o nome significaria “nobre“. Todos muito pertinentes à personagem e apostamos que a sua pequena guerreira que vem aí também!

2. Brienne    

Brienne de Tarth tem um coração tão grande quanto à sua altura. Leal, forte e honesta, a personagem carrega um nome que tem tudo a ver com a sua personalidade.

Brienne é a versão feminina de Brian, um nome celta que pode significar “colina”, “montanha”, “nobre”, “virtuoso” ou “aquele que é forte“.

Bastante popular em países da língua inglesa, este nome carrega o simbolismo de uma pessoa forte e famosa nas lendas gaeléticas.

3. Catelyn 

A grande protetora e mulher dedicada Catelyn Stark, Lady de Winterfell, é outra personagem que marca muito a série. 

Seu nome assemelha-se ao nome de menina comum no Brasil, Ketlyn. E o significado é o mesmo, só muda a grafia. 

Catelyn é um nome grego que vem do grego katharós e significa “casta“, “pura“. Catarina, em português, tem a mesma raiz etimológica. 

O apelido afetivo usualmente dado a meninas com esse nome é Kate, o mesmo da atual esposa de príncipe William, da Inglaterra, Kate Middleton.

4. Cersei 

Este é um nome de menina bem diferente e ousado, assim como Cersei Lannister, Rainha dos Sete Reinos de Westeros, e uma das mulheres mais inteligentes da série

Ao que tudo indica, é uma criação do próprio autor dos livros em que se baseia a série, pois não há uma origem definida para este nome. Alguns fãs da série supõem que é um anagrama para o nome francês “Cerise”, que significa cereja

O que podemos tirar disso é um mistério, mas de fato é uma personagem que vale a pena ser lembrada ou eternizada em algumas bebês por aí. 

5. Doreah    

Uma das escravas resgatadas por Daenerys e responsável por ensiná-la a arte do amor. 

Tudo indica que Doreah é um nome grego com origem igual aos nomes Dóris e Dora. A história desses nomes é muito antiga e bonita, e vale a pena ler na íntegra clicando neles, mas podemos adiantar que: o nome significa “a dória“, ou “presente de Deus“, “dádiva divina“.

Dóris é uma palavra grega que remete aos povos que ficaram conhecidos por serem guerreiros e darem origem aos espartanos. Além disso, segundo a mitologia grega, Dóris era uma ninfa do mar, mãe das Nereidas. 

Um nome cheio de força e misticidade! 

6. Khaleesi

O título da personagem “mãe dos dragões” na série é o campeão de registros no EUA, entre os nomes de bebês inspirados em Game of Thrones. Foram 150 meninas nomeadas Khaleesi lá em 2012. 

É um nome fictício criado por George R. R. Martin que, na língua do povo Dothraki, significa “rainha“. 

Daenerys, o nome real da princesa da dinastia Targaryen, também é um belo nome que, simbolicamente, representa uma pessoa idealista, incansável, mística.  

7. Lysa     

A Senhora do Ninho da Águia, Lysa Arryn, é uma personagem também marcante da série, irmã de Catelyn Stark, Lady de Winterfell.

Seu nome encontra semelhante em nomes comuns, sendo Lisa o mais parecido. 

Lisa, sendo um diminutivo do nome latino Elisabete, significa “Deus é abundância” ou “Deus é juramento“. 

8. Myrcella 

Outro nome fictício criado para a única filha de Jamie e Cersei Lannister.

O nome parece uma variação do nosso Marcela, que vem do latim, Marcius, e significa “jovem guerreira“. Nesse sentido, tem tudo a ver com a série, não é?

9. Roslin    

Roslin Frey é a filha de Lorde Walder, foi ofertada à Edmure Tully no memorável Casamento Vermelho.

Parece ser uma variante fictícia do nome Rosalina, que por sua vez, é um nome de origem germânica, resultado da junção de rosa mais lein, que é um sufixo diminutivo. Significa, portanto “pequena rosa“. 

Simboliza, como a personagem da série, uma mulher delicada e bela como uma flor.

10. Sansa

Uma das personagens mais belas da série, Sansa Stark é uma das filhas do casal Eddard e Catelyn Stark, prometida e esposa do Príncipe Joffrey.

Ingênua e sonhadora, a personagem conquistou muita gente pelo seu nome que é de origem sânscrita e significa “charme, encantamento“. Dá pra entender porque britânicos e americanos estão nomeando suas filhas assim, não é? 

11. Shae    

Esse nome bonito de sonoridade delicada também é fictício, criado por George R. R. Martin para uma das mulheres por quem Tyrion Lannister se apaixona. 

Assemelha-se, no entanto, com Shay, um nome irlandês derivado de Shamus, que é uma forma do nome James.

James é um nome hebraico que quer dizer “calcanhar“, e significa “aquele que vem no calcanhar“. Tem origem na história bíblica de Jacó e seu irmão gêmeo, Esaú.

12. Osha    

Uma das personagens secundárias muito querida por fãs da série, Osha é uma mulher selvagem e destemidacapturada por Robb e mantida em Winterfell, que depois é encarregada de proteger Bran, o pequeno guerreiro do Norte.

Seu nome encontra um semelhante no masculino Osho, uma palavra derivada de “oceano”, que remete à sua vastidão. Foi um dos nomes adotados pelo líder religioso indiano que tornou conhecido o movimento Rajneesh

Nomes de menino inspirados em Game of Thrones

Tendo sido inspirada em uma época “medieval”, é de se esperar que os personagens masculinos da série sejam marcantes por sua força, liderança e perspicácia. 

Todo fã de Game of Thrones sabe que se apegar a uma personagem não é um bom negócio, pois logo ele pode morrer. Mas há um jeito deles viverem para sempre! Vamos aos nomes que possibilitam isso?

13. Brandon 

Bran, o garoto Stark sensitivo, é um dos personagens-chave da série, tendo sido o motivo de início de uma guerra. 

Brandon tem origem dos elementos do inglês antigo brom que significa “giesta” (espécie de flor) e dun que quer dizer “monte, colina”, significando, assim, “monte coberto de giestas“.

Alguns autores ainda relacionam o nome como sendo uma variante de Brendan, um nome vindo do irlandês Bréanainn, derivado de uma palavra galesa que significa “príncipe“. Neste caso, combina muito mais com a personagem de GOT! 

E sabe o que é mais legal? Quem assiste a série com certeza vai compreender: um nome similar, Brendo, tem origem no gaélico, Breandam, e quer dizer literalmente “pequeno corvo“. Será que veio daí a inspiração?

14. Eddard    

O Guardião do Norte, Eddard Stark, ou “Ned”, é um homem confiável, justo e honrado

Seu nome é ficcional, como vários dos criados pelo autor dos livros, mas aparentemente baseado em Edward, um nome que é a variante inglesa e polonesa de Eduardo, e significa “guardião rico” ou “protetor das riquezas“.

15. Jaime    

O “regicida”, Sir Jaime Lannister, é considerado o homem mais bonito do reino. Irmão gêmeo de Cersei, é inteligente, ousado e muito perceptivo. 

Seu nome tem origem no hebraico Yaaqobh, o mesmo que Jacó, em português. 

Parece que George R. R. Martins realmente fez suas pesquisas antes de criar seus personagens, porque Jaime significa “calcanhar”. O que isso tem a ver com o Lannister?

Este era um nome comumente utilizado para nomear o filho gêmeo que nascia por último, tal como aconteceu com a personagem bíblica Jacó, que segundo a Bíblia nasceu segurando o calcanhar de seu irmão, Esaú. Não é demais?!

16. Jorah 

O cavaleiro exilado que se coloca, muito protetor, à serviço de Daenerys Targaryen tem um nome hebraico. 

Tem origem no termo Iarden, que significa literalmente “o que corre” ou “aquele que desce“, numa referência ao curso de um rio.

Equivale ao nome Jordan, Jordão, em português. Aliás, o Rio Jordão é um dos mais conhecidos do oriente médio, onde acredita-se que tenham acontecido alguns milagres.

17. Jon 

Esse é fácil de adivinhar, não é?

O filho bastardo de Lorde Eddard Stark de Winterfell, Jon Snow, é um homem charmoso, aventureiro e corajoso. Um dos protagonistas da série e queridinho dos fãs.

A versão em português de seu nome é João, nome comum, amado por brasileiros, que tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, e significa “Deus é cheio de graça“, “agraciado por Deus“. É um dos nomes judeus mais populares do mundo.

18. Khal    

Este é um nome bem diferente para menino, assim como a personagem que o carrega na série. Khal Drogo é um homem forte, bruto, poderoso. Casou-se com Daenerys Targaryen e ficou famoso por nunca ter sido derrotado em batalha.

Por ser um nome ficcional, não dá para especificar a sua origem, mas encontramos um semelhante árabe, Khalil, que significa “grande amigo” ou “camarada honorável“. E então, acha que combina com o Senhor dos Cavalos?

19. Loras

Apesar de parecer um nome feminino, é assim que se chama Sor Loras Tyrell, que por sinal é conhecido como “Cavaleiro das Flores”. Um homem com beleza delicada e postura refinada além de habilidoso cavaleiro. 

O significado pode derivar tanto de Lora, nome espanhol que significa “lamentadora“, como de laurus, palavra em latim que remete a “loureiro, louro“, justamente a planta utilizada como prêmio na Grécia Antiga para esportistas, heróis, gênios e sábios.

Até hoje, o loureiro é uma árvore relacionada ao triunfo, vitória. 

20. Robert 

Robert Baratheon é o Rei dos Sete Reinos. Homem forte, que não gosta de ficar entediado, e ótimo em batalhas. 

Outro nome parecido na série é Robb Stark, filho mais velho de Lorde Eddard e de Lady Catelyn e herdeiro de Winterfell. Um homem inteligente, decidido e líder nato. 

Ambos parecem ter se inspirado no nome que em português seria Roberto, que tem origem a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”; e berhto, que quer dizer “brilhante”, “afamado”.

É um nome que significa “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso“. Tudo a ver com o Rei Robert e Robb, O Rei do Norte! 

21. Samwell 

Alguns dizem que Samwell Tarly é um covarde, outros veem no personagem um guerreiro leal e doce. Sam, como é chamado, foi enviado à Patrulha da Noite pelo seu pai, deserdado por covardia.

Acaba por ser um dos rapazes mais queridos da série. 

Seu nome parece ser uma mistura de sam, de Samuel, com well, de Maxwell. O primeiro vem do hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus“. O segundo vem do inglês antigo Mackeswell, e significa “forte corrente“. 

22. Tyrion

Famoso pela sua inteligência, Tyrion Lannister é o irmãos mais novo dos gêmeos Cersei e Jaime, renegado pelo pai por ser um anão. 

Sua personalidade esperta cativa milhares de fãs no mundo, e seu nome até combina com o leão que estampa o brasão da família. 

Uma das origens aponta para uma derivação do grego, Turannos, que significa soberano, rei. A outra pode ser uma variante do nome gaélico irlandês Tir Eoghain, que quer dizer “terra de Eoghan“, uma homenagem a Eogan Mac Néill, que fundou o Reino de Ailech, atual condado de Tyrone, na Irlanda.

23. Theon 

Um nome fictício que varia do que conhecemos no Brasil como Theo, ou Teodoro. O significado é simples e poderoso: surge a partir de théos, palavra grega cujo sentido literal é “Deus“.

Theon Greyjoy é o filho mais novo de Lorde Balon Greyjoy das Ilhas de Ferro. Um garoto ambicioso e espontâneo