Por que bebês no útero chutam? Veja o que dizem os cientistas

Uma das partes mais gostosas da gravidez é quando os bebês começam a chutar. Ao final da gestação, quando os pequenos já não têm tanto espaço assim, pode ser até ser incômodo. Cientistas descobriram por que os bebês fazem estes movimentos. Segundo pesquisadores ingleses, isso acontece porque eles precisam cultivar áreas do cérebro que fazem o bebê desenvolver um senso do seu próprio corpo.

O estudo pesquisou as ondas do cérebro de 19 bebês recém-nascidos de apenas dois dias. Muitos deles eram prematuros, o que fazia com que tivessem mecanismos cerebrais de quando ainda eram um feto.

Veja: Cuidados e dicas para os pais nos sete primeiros dias de vida do bebê

Eles mediram as ondas cerebrais produzidas quando os recém-nascidos chutavam durante o sono REM (fase do sono em que ocorrem os sonhos), descobrindo que as ondas cerebrais mais rápidas – um padrão de ondas cerebrais tipicamente visto em recém-nascidos – disparam no hemisfério correspondente do cérebro. Por exemplo: Chutes com o pé esquerdo disparam ondas no lado direito do cérebro.

Daí, os cientistas descobriram que estes chutes que ocorrem no último trimestre da gestação podem estar relacionados às áreas do cérebro que dão uma informação sensorial, e é como o bebê desenvolve uma noção de seu próprio corpo.

“Imaginamos que as descobertas podem influenciar os hospitais a proverem o melhor ambiente para os bebês prematuros, para que eles recebam as informações sensoriais apropriadas. Por exemplo, já é uma rotina “aninhar” o bebê no berço, e isso permite que ele sinta uma superfície quando chutam, como se estivessem no útero”, explica Kimberley Whitehead, que participou da pesquisa.

“Como os movimentos que observamos ocorrem durante o sono, nossos resultados reforçam outros estudos que indicam a proteção do sono em bebês, ao minimizar os distúrbios causados por procedimentos médicos nos recém-nascidos”, completa ela.

E você, já sentiu seu bebê chutando dentro da barriga?


++ Veja mais matérias

“Chá de revelação” causou um enorme incêndio florestal nos EUA. Veja o vídeo

6 sintomas de gravidez que quase ninguém conhece!

Deixe uma resposta